18 de Dez de 2017
enem-2017-conheca-os-metodos-e-planos-de-estudos-para-se-sair-bem-no-exame

Por: Igor
03 de Out de 2017
66

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecerá nos dias 05 e 12 de novembro, é considerado um dos momentos mais determinantes da vida escolar do estudante brasileiro. Além de exigir muito conhecimento acerca de assuntos específicos de Linguagens, Ciências Humanas e da Natureza, Redação e Matemática, é essencial ainda estar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo e preparado para a maratona de 180 questões e uma redação.

Por isso, para estudar de maneira eficaz e que renda resultados satisfatórios, é imprescindível ter um planejamento de estudos e uma rotina organizada. Segundo o Consultor Pedagógico do SAS Plataforma de Educação, prof. Marlos Lima, o planejamento de estudos pode ser realizado em três etapas fundamentais: preparação e revisão dos conteúdos; disciplina na sala de aula (foco nos estudos e no esclarecimento de dúvidas) e realização de exercícios.

Para a maioria dos alunos, as etapas citadas anteriormente não são nenhuma novidade, porém é importante sempre relembrar que essa rotina pode ser a chave para o sucesso, uma vez que todos os importantes testes, acadêmicos ou profissionais, precisam de planejamento e foco para que objetivos sejam alcançados. “Essa postura contribui para a avaliação individual de cada aluno diante da visão do professor. Alunos que perguntam e participam da aula ativamente são os que têm melhor resultados. Além disso, problemas de preguiça, dispersão, conversas paralelas, entre outros, são amenizados’’, completa o pedagogo.

Ao planejar-se é importante que o aluno também crie uma metodologia de estudos que pode ser diferente de seus demais colegas. Ainda que a alternativa de estudar em grupo possa ser interessante, é importante reconhecer o esforço individual nesta fase.  É considerável também que a rotina seja compartilhada com pais e professores para que haja melhores acompanhamento e compreensão ao longo deste caminho.

Com o objetivo de aperfeiçoar os estudos, o professor Marlos Lima sugere uma metodologia que, segundo ele, é valiosa para os alunos que a utilizaram até hoje. Confira!

Horário: estabeleça horários para o estudo em casa inspirados nos da escola, pois fica mais fácil quando se estabelece essa relação. Se houver cinco aulas por dia, estude cada uma e na íntegra. Se algumas disciplinas demandarem mais tempo, reorganize-se.
Local: encontre um espaço ideal e mantenha a postura, literalmente! Em um local iluminado e arejado, sente-se como se estivesse na sala de aula e tente evitar situações que prejudiquem o foco.
Mais difícil e mais fácil: ao contrário do que muitos alunos fazem, comece pela matéria que possui mais dificuldade. Assim sua mente estará “fresca” para conteúdos onde se exige mais concentração no início. Depois, realize os outros mais facilmente.
Matérias intercaladas: divida as matérias de acordo com os critérios que julgue mais importante.
Divirta-se: a rotina de estudos é importante, mas o lazer é indispensável! Encontre tempo para ficar com a família, com os amigos e divertir-se. Não se esqueça também de alimentar-se e praticar atividades físicas. Além de tirar a tensão do corpo, contribuem para o preparo da mente no dia a dia.
Além de tudo isso, participar de simulados do ENEM e fazer redações regularmente são atitudes que vão agregar conhecimento e mostrar se realmente os estudos estão indo no caminho certo ou se o cronograma precisa de uma redefinição.

 

Assessoria


commentários

Create Account



Log In Your Account