18 de Dez de 2017
Erro na Linha: #22 :: extract() expects parameter 1 to be array, null given
/home/labor348/public_html/giro102/themes/globo/artigo.php
heranca-germanica-e-parente-do-futebol-o-handebol-faz-parte-dos-jogos-olimpicos

Por:
Erro na Linha: #52 :: Undefined variable: user_name
/home/labor348/public_html/giro102/themes/globo/artigo.php
13 de Abr de 2016
20324

No Brasil, o Handebol foi introduzido por imigrantes alemães em 1930. Até a década de 1960 o esporte era praticado apenas em São Paulo, e depois passou a ser ensinado nas escolas de outros Estados. Atualmente, o Brasil está entre os países não europeus com melhor desempenho na modalidade, junto à Coreia, Japão, Argélia, Tunísia, Cuba e Estados Unidos.

Jogos semelhantes ao handebol aparecem desde citações de Homero, no poema épico Odisseia (século 8 a. C.), até a era moderna, no final do século 19, em registros de diversos países. A invenção do esporte como é praticado hoje, no entanto, é atribuída à Alemanha, durante o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918). Naquela época, o professor de ginástica Max Heiser, de Berlim, criou um jogo para operárias da fábrica da Siemens, que depois foi reformulado por Karl Schelenz e batizado de “handball”. Inicialmente praticado em campos ao ar livre, o handebol foi disputado em quadra pela primeira vez em 1938. A estréia nas Olimpíadas, ainda como modalidade de campo, foi dois anos antes, em 1936, nos Jogos de Berlim, na Alemanha.

 

Foto: Thierry Gozzer

 

Regras do Handebol:

  • A partida tem uma hora de duração, dividida em dois tempos de 30 minutos, com um intervalo de 15 minutos;
  • Cada time conta com sete jogadores suplentes, que podem substituir um jogador em quadra a qualquer momento. A substituição pode ocorrer repetidamente, sem necessidade de avisar a arbitragem.

 

Curiosidades:

  • Com mais de 20 milhões de atletas registrados, o handebol é muito popular na Europa . Dos 22 países que já subiram ao pódio nos jogos, só a Coréia do Sul e a China estão fora do continente.
  • Em sua estréia, em Berlim 1936, o handebol era disputado em campos abertos e com 11 atletas de cada lado. Passou a ser praticado em ginásios fechados para escapar das nevascas.
  • Na edição de estréia do handebol em Olimpíada, a Alemanha confirmou a tradição na modalidade e conquistou o ouro em uma campanha marcada por vitórias de lavada. Foram 29 a 1 contra os Estados Unidos e 22 a 0 contra a Hungria.

 

O que podemos esperar do Brasil na competição?

  • Com status de campeão mundial, a seleção feminina do Brasil chega embalada pela torcida como uma das favoritas para os Jogos Rio-2016. Embora dê sinais de evolução, o handebol masculino ainda não conseguiu dar o salto de qualidade das meninas, campeãs mundiais em 2013 e candidatas à medalha.

Para 2016, no entanto, o país pode comemorar que ao menos retomou a hegemonia do continente, batendo a Argentina na final do Pan de Toronto, coisa que não havia acontecido em 2011.

 

 

 

 


commentários

Create Account



Log In Your Account