22 de Nov de 2017
ufal-reconhece-deficiencia-e-quer-apoio-dos-prefeitos-para-evitar-evasao-escolar

Alunos da graduação ainda conseguem estudar porque prefeitos estão garantindo o transporte

Por: Igor
18 de Out de 2017
19

Com dados indicando que 32% dos estudantes da Universidade Federal de Alagoas têm renda familiar dependente do salário mínimo, a reitora Valéria Correia pediu apoio dos prefeitos para manter o transporte universitário. Ela participou da reunião nesta segunda-feira (16), na AMA, e reconheceu que a Ufal não tem conseguido atender a todos os Campi com os recursos do PNAE, também insuficientes para o ensino superior.

A pesquisa é a ponta de um iceberg, disse o vice-presidente da AMA, Joaquim Beltrão, porque os municípios têm o dobro dos estudantes também matriculados em universidades particulares, mas é um investimento que a maioria faz visando o presente e o futuro da juventude.

A reunião contou com a participação da deputada estadual Jó Pereira que está engajada nessa discussão porque entende a importância da mobilidade dos estudantes e como prefeitas e prefeitos oferecem esse transporte, mesmo sendo uma prestação espontânea do serviço. Ela diz que é abertura de cursos no interior foi importante, porém há o risco de perder toda essa estrutura em razão da falta de alunos que, sem condições de acesso estão aumentando os números da evasão.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley lembrou que os prefeitos estão mantendo esses serviços aos jovens, mesmo com todas as dificuldades, para que eles não deixem de alcançar o sonho que é de terminar o ensino superior, ter uma graduação.

Além da reunião da AMA, a deputada Jó Pereira inicia uma série de audiências públicas para discutir om problema que não se restringe apenas ao transporte, mas também moradia estudantil e a concessão do serviço de transporte intermunicipal que atenda ao horário de funcionamento das universidades. “Precisamos de soluções regionais e uma das saídas pode ser um consórcio, mas também a participação do Estado nesse processo porque é preciso unir forças para buscar soluções possíveis a todos”, finalizou.

 

AMA

 


commentários

Create Account



Log In Your Account